O Campeonato Chileno da Primeira B é a segunda divisão do futebol chileno, composto por 16 equipes. O campeonato é organizado pela Associação Nacional de Futebol Profissional (ANFP) e é disputado anualmente de março a dezembro.

Os times que participam do campeonato representam diferentes partes do Chile. Eles incluem Deportes Valdivia, Deportes Puerto Montt, CD Copiapó, Barnechea, Deportes Melipilla, San Luis de Quillota, Deportes Santa Cruz, entre outros.

O campeonato da Primeira B é jogado em formato de pontos corridos, com cada time jogando contra o outro duas vezes: uma em casa e uma fora de casa. O time que termina no topo da tabela no final da temporada é declarado o vencedor do campeonato.

No entanto, o principal objetivo das equipes no Campeonato Chileno da Primeira B é ganhar a promoção para a Primeira Divisão. Apenas os dois times com a melhor pontuação são promovidos para a primeira divisão no final da temporada, enquanto os dois times com a pior pontuação são rebaixados para a terceira divisão.

O campeonato chileno da Primeira B apresenta muitos jogadores talentosos, muitos dos quais têm o sonho de jogar na Primeira Divisão e, possivelmente, para as equipes de futebol internacionais. Vale ressaltar que, o campeonato chileno é uma plataforma importante para a descoberta de jovens talentos no futebol.

Em resumo, o Campeonato Chileno da Primeira B é uma competição importante no futebol chileno, dando aos times a chance de subir para a Primeira Divisão e apresentando novos talentos para o esporte do país.